Americano revela ser o autor do blog que criou mito da "blogueira lésbica da Síria"



A jovem blogueira lésbica da Síria cujo "sequestro" comoveu o mundo na última semana é na verdade um homem americano de 40 anos de idade que mora na Escócia, como ele próprio confessou neste domingo (12) no blog que deu origem à confusão internacional.

Tom MacMaster admitiu ser "o único responsável" pela atualização dos textos no blog "A Gay Girl in Damascus", um blog no qual ele se passa por Amina Abdallah Araf al Omari, uma garota lésbica relatando as dificuldades da vida na Síria.

Segundo informações do jornal britânico "Guardian", o blog foi lançado em fevereiro e ganhou popularidade com a onda de revoltas no mundo árabe e, em especial, com o recrudescimento da crise na Síria. Nos posts, "Amina" descrevia sua participação nos protestos contra o governo e até mesmo como teria revelado sua homossexualidade para seus amigos. Tudo ficção.

Em 6 de junho, um post assinado por "Rania O Ismail", suposta prima de "Amina", denunciava que a blogueira tinha sido capturada por agentes do governo em uma rua de Damasco. A publicação falsa despertou uma onda de manifestações na internet pela libertação de Amina.

A história envolveu até mesmo a croata Jelena Lecic, quando uma foto dela foi usada para dar um rosto para "Amina". "Essa é, com certeza, minha foto. Foi tirada no ano passado em Paris", disse Jelena Lecic. "Muitas páginas foram criadas para pedir a libertação dela, apoiar a causa, qualquer um pode ter pego a foto".

O mistério foi encerrado com a confissão de Tom MacMaster no próprio blog. "Nunca esperei receber esse nível de atenção", ele escreve. "Embora essa personagem seja ficcional, os fatos neste blog são verdadeiros e não induzem a erro sobre a situação no local".

"A experiência infelizmente confirmou meus receios com relação à cobertura frequentemente superficial sobre o Oriente Médio", acrescenta. "Contudo, fiquei profundamente comovido com a reação dos leitores".

0 comentários :

Postar um comentário