Conheça a arte erótica lésbica de Gerda Wegener

Se você assistiu A Garota Dinamarquesa, ou a cerimônia do Oscar 2016, deve ter ficado curioso pela personagem interpretada por Alicia Vikander, que ganhou a estatueta de melhor atriz coadjuvante, Gerda Wegener (1886 – 1940), que nasceu na Dinamarca, estudou na Escola de Belas Artes em Copenhague e se casou com o pintor Einar Wegener (1882-1931) em 1904.
Pintora e ilustradora, Gerda representou a escola da Art Nouveau e viveu consideráveis anos em Paris, onde foi bastante aclamada por suas telas, como também em ilustrações para publicações como VogueLa Vie Parisienne e Fantasio.



A artista estacionou sua carreira num período em que Einar, tema recorrente de suas pinturas, retratado, porém, como Lili Elbe, nome que usava ao se travestir, foi diagnosticada transexual. Gerda apoiou Lili em todas as etapas do processo que a levaram a realizar, em 1930, uma cirurgia de transgenitalização, a primeira, aliás, realizada numa figura pública.
A relevância de tal fato pode ter ofuscado, porém, algumas obras que Gerda produziu durante sua carreira, que vão além das publicadas pela grande imprensa, ou os belos quadros que fez de Lili. Muitas delas expressam um erotismo singular e retratam a cena lésbica, mostrando uma vez mais, uma artista na vanguarda de seu tempo.
gerda1
gerda2
gerda3
gerda5
gerda6

gerda8
gerda9
gerda10














gerda13
Todas as imagens: Divulgação

0 comentários :

Postar um comentário